Exames Nacionais: Novas Regras

Exames Nacionais: Novas Regras

Na manhã desta quarta-feira, foram lançadas as novas regras para os Exames Nacionais de 2020/2021. O governo decidiu manter as condições estipuladas no ano passado, o que significa que os alunos realizarão apenas os exames que necessitam para ingresso no ensino superior, sendo estes então opcionais. A AE preparou um Q&A para te manter informado sobre todas estas regras.

Tenho de fazer algum exame?

Não! Os exames são opcionais, à semelhança do ano passado. Deves inscrever-te naqueles que serão pedidos como prova de ingresso nos cursos universitários aos quais te pretendes candidatar.


E a minha nota interna? Os exames contam os habituais 30%?

Não! Tal como no ano passado, os exames deixam de afetar a classificação interna e contam apenas para a tua média de candidatura. Cada par instituição-curso define qual a % da tua média de candidatura que é dada pelas notas dos exames. Deves consultar os sites das universidades a que te pretendes candidatar para te informares sobre este pormenor.

Posso fazer melhorias?

Esta regra também não sofreu alterações. Podes realizar os exames deste ano para melhorar a tua média de ingresso, mas a tua média interna não sofrerá alterações.


Quais são as datas dos exames nacionais?

Podes consultar o calendário aqui (p. 5). A 1ª fase terá lugar de 2 a 16 de julho, sendo a 2ª realizada de 1 a 7 de setembro.


E os exames em si? Vão ser mais difíceis?

Em relação ao ano passado: sim. O presidente do IAVE considera que o modelo usado nos exames nacionais do ensino secundário no último ano lectivo contribuiu para que fossem dadas notas “demsiado elevadas”. Este ano, as perguntas opcionais continuarão a estar presentes, mas serão feitos ajustes ao grau de dificuldade de cada pergunta.


Já me posso inscrever nos exames?

As inscrições ainda não estão abertas, mas fica atento aos nossos canais. Vamos também ajudar-te em todo o processo de inscrição e candidatura!


Ainda tens dúvidas? Envia-nos mensagem para o Instagram ou um email para ae@aepaa.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo